Jailbreak: Que tal debatermos um dos assuntos mais polêmicos que envolvem o IOS?

 

 

Seja pela beleza, qualidade, utilidade prática no dia a dia ou até mesmo pela modinha, ninguém pode negar o sucesso evidente que os nossos queridos iDevices estão fazendo ao redor do mundo, fato que, esperadamente, acabou fazendo com que a cumidade jailbreak também crescesse, se tornando mais poderosa e cada vez mais influente neste universo.

Quem tem algum iDevice sabe o quanto a Apple é, digamos, fechada em relação a questão da liberdade de customização de seus aparelhos, tirando o fato de que, todos os aplicativos e games disponíveis para IOS precisaram passar por um criterioso processo de avaliação antes de serem liberados na App Store.

Não podemos negar que toda essa burocracia é o que faz do IOS o que ele é hoje em dia: uma plataforma móvel extremamente flúida, totalmente estável, completamente segura e repleta de aplicativos e jogos que “sempre” vão rodar de forma redonda em nossos aparelhos.

No entanto, muitas pessoas querem mais do que a Apple permite, afinal, poder alterar completamente o layout do IOS ou usufruir de recursos que o sistema ainda não oferece, são argumentos realmente valiosos para a maior parte dos consumidores, afinal, ter liberdade de poder utilizar o aparelho como bem quiser é algo extremamente tentador.

Atualmente, essas alterações não autorizadas pela Apple só são possíveis através do jailbreak, que podemos entender como o destravamento do sistema de segurança do IOS, o que permite que a gente instale “qualquer” coisa em nossos iDevices, sem que a mesma precise ter sido préviamente aprovada pela Apple.

Notem que o termo utilizado acima, onde digo “não autorizadas pela Apple”, não significa que o processo seja ilegal. Segundo as leis, após possuir um aparelho, você tem total direito de fazer o que bem entender com ele, desde que isso não vá contra os direitos de outras pessoas.

E é exatamente ai que entra a polêmica toda relacionada com o jailbreak, pois destravando o aparelho através deste processo, você permite que qualquer pessoa possa baixar e instalar uma ferramenta “hacker” que auxilia a instalação de aplicativos e jogos piratas nos iDevices, 0 que fere diretamente os direitos autorais de milhares de desenvolvedores da App Store.

Se você acha que o fato do jailbreak permitir a instalação de aplicativos crackeados em nossos aparelhos incomoda somente os desenvolvedores da App Store, você está completamente equivocado, pois as pessoas que desenvolvem para a comunidade jailbreak não estão infringindo nenhuma lei e por isso, também odeiam ter seus trabalhos associados a um processo que, muitas vezes, é confundido como sendo ilegal.

Essa constante confusão entre jailbreak e pirataria está está tirando a tranquilidade de muitos hackers que ajudaram a encontrar as brechas no sistema que possibilitaram o jailbreak, pois são eles que são apontados como os principais vilões da história. Por esse motivo, muitos deles já avisaram que só vão trabalhar (ou ajudar) no desenvolvimento de uma nova ferramenta de jailbreak caso a mesma impeça, de alguma forma, que aplicativos crackeados sejam instalados em nossos aparelhos.

Inclusive, para alguns desses hackers, essa ponte que liga o jailbreak a pirataria é o principal motivo pelo qual a Apple investe e luta tanto contra o procedimento, afinal, ela precisa proteger as empresas que desenvolvem aplicativos e games para a App Store.

Muitos afirmam inclusive que, se não fosse por esse motivo, a Apple provavelmente nem ligaria tanto para o jailbreak, já que ela, constantemente, incorpora as boas idéias dessa comunidade em suas atualizações de IOS. Foram várias as incorporações desde a criação do Cydia: Compartilhamento de internet, sincronização via WiFi, possibilidade de edição/criação de álbuns de fotos direto pelo aparelho, sistema de notificações remodelado, possibilidade de remoção individual das chamadas, abertura da câmera direto pela lockscreen, e uma série de outras coisas que agora me fogem a memória.

Não é difícil perceber que as invenções liberadas pela comunidade jailbreak são muito valiosas para a Apple, já que a mesma terá sempre a sua disposição, desenvolvedores talentosos pensando em maneiras criativas de melhorar o IOS. E o melhor de tudo, a Apple não precisa pagar um centavo para que eles façam isso.

Por outro lado, ela não pode permitir que o processo de jailbreak continue correndo solto, já que o mesmo fere a relação contratual dela com as empresas que desenvolvem para a App Store.

E vocês?! O que acham disso tudo?
O que acham do jailbreak?

 


Crie um site grátis Webnode