Apple&SteveJobs. 

A empresa Apple Computers, mais que uma empresa, um grande império da era dos computadores. Aquela que traz como símbolo uma simples maçã, invenção de dois garotos hippies da cidade de Cupertino nos EUA que apostaram em seu trabalho e mesmo sem nenhum crédito de empresas ou apoio, conquistaram o seu próprio lugar no topo do mundo tecnológico.  Hoje é um referencial de tecnologia, design e qualidade. Mas como uma humilde empresa criada inicialmente dentro de uma garagem chegou tão longe? O que faz tantos usuários esgotarem iPads no primeiro dia de lançamento em lojas em todo o planeta? Confira você mesmo o histório completo da Apple.

Como tudo começou?

Em 1976 dois colegas de faculdade, Steve Jobs e Steve Wozniak começaram a “brincar” com seus primeiros computadores, fabricados ainda de forma rústica por eles mesmos. Na época obviamente, não se pensava no termo “computador pessoal”, as pessoas queriam uma máquina de escrever, mas computadores domésticos era uma loucura!
 

Apple I

Steve Jobs e seu parceiro então construíram o primeiro computador que fazia operações simples, e o nome do projeto ficou conhecido como Apple I. O computador era uma simples caixa de madeira que armazenava uma placa de circúitos.  Apresentada a várias empresas como a Atari e HP, o computador foi recusado e visto com desprezo… Sim,  eles não sabiam, mas tinham recusado uma verdadeira máquina da fortuna.  Enquanto o Apple I não despertava interesse para as grandes empresas, os usuários comuns estavam se aproximando cada vez mais.

 

Steve Jobs e Steve Wozniak

 

Apple II

Em 1977, em uma feira de computadores na Califórnia foi apresentado o Apple I que ganhou toda a notoriedade de diversas pessoas, transformando-o em um fenômeno para a época. Com o sucesso o Apple I ganhou um sucessor, o Apple II. Neste mesmo ano a Apple ganhou uma sede em Cupertino – Califórnia, consolidando o respeito e seriedade da empresa.

 

Apple ll

Apple 2


 

 


Bons artistas copiam, grandes artistas roubam!

 
Neste tempo, outra empresa muito importante, a Xerox, trabalhavam em cima de uma grande invenção que está sobre suas mãos agora, o mouse (O mouse havia sido desenvolvido em 1968). A interface gráfica, com menus foram desenvolvidos pelos engenheiros da Xerox. Contudo o alto escalão da empresa zombou da idéia do mouse e da interface gráfica. Mas nosso amigo budista estava de olho no que estava acontecendo, e resolveu reunir este material a favor dele.

O grande salto – Apple Lisa

Com os ingredientes reunidos, em 1983 foi lançado um computador Apple chamado “Lisa“ (Vide as curiosidades). Com 1 MB de memória RAM,  dois drives de disquete e disco rígido de 5MB e um monitor de 12 polegadas.  Também trazia interface gráfica, mouse e uma suíte de aplicativos tipo Office. Porém não estava acessível aos usuários domésticos, 10 Mil dólares era o preço dessa máquina.


Apple Lisa

Apple Lisa

A criação do Macintosh

O Macintosh tinha tudo o que Lisa tinha, mas ganhou melhorias na interface gráfica e nos aplicativos – O sistema operacional foi o Mac OS 1.0.

O Macintosh

Macintosh


E não parou por aí, Steve decidiu investir no Marketing para atrair novos usuários, e conquistar novos usuários. Veja o primeiro comercial da Apple anunciando o Macintosh (1984).

A empresa estava crescendo cada vez mais e já não dependia inteiramente de Steve Jobs, diante tantos atritos que o mesmo causava, foi demitido pelo conselho da empresa. Steve Wozniak também se despediu da Apple no mesmo ano, mas saiu depois de ter uma briga com Jobs. Então a empresa seguiu sem os pilares iniciais do seu sucesso. Nesta mesma época a Microsoft estava começando a ganhar espaço e sem ameaças ela prosperou.

 


A queda da maçã

 
A Apple sem Jobs não era a mesma coisa, e começou a desapontar os usuários.  Em 1991 a empresa lançou o seu primeiro computador portátil chamado de PowerBook, na tentativa de reconquistar seu público, que não estava satisfeito principalmente com os preços dos aparelhos.

 

1991-Powerbook

O PowerBook

 

Novas tecnologias

Em 1994 os computadores foram lançados com um novo processador chamado “PowerPC“,  a aposta nos novos processadores não deu certo. O problema foi a incompatibilidade de programas que antes rodavam nos processadores da família 68000 Motorola, agora não conseguiam executar. Assim todos os programas precisavam ser reescritos, e se isto era um desafio para os desenvolvedores, imagine para os usuários. A solução foi a criação de um programa que emulava softwares antigos, porém causava lentidão nos computadores, era desagradável. Conforme o tempo passou os novos programas foram escritos de acordo com as intruções dos novos processadores.

Até o final de 1996 a Apple ainda vivia uma crise, sem Jobs tudo parecia sem brilho, o desafio era prosseguir…
 


A volta de Steve Jobs

 
Steve embora demitido da Apple desde 1985 fundou a NeXT, uma nova empresa de computadores que em 1986 comprou a Pixar da Lucasfilm -  Anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 1990 a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador – Toy Story.

Em 1996 a Apple compra de Steve Jobs a NeXT Computer e o adimite novamente na empresa. Neste tempo a Apple planejava seu novo sistema operacional (O Mac OS X) e precisava do sistema operacional de Jobs (NeXTStep) como base. Graças a Steve, o Mac OS foi reconstruído sobre uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticidade e elegância do tradicional Mac OS. Em2000 foi lançado o Mac OS X. e a empresa saiu do aperto, voltando aos eixos finalmente.
 

A criação do iMac

 

iMac 1998

iMac 1998

 

Steve Jobs ainda trouxe à Apple em 1998 uma novidade, o iMac – uma nova linha de computadores com design arrojado, comportando seus dispositivos dentro da caixa do monitor, o teclado e mouse tinham um visual bem atraente.

 

iMac - LCD

iMac (Hoje em dia)

 

Foi o primeiro computador que abandonou o tom “bege”, agora em cores personalizadas – isto agradou boa parte do público jovem.

A invenção do iPod

iPod - A história do iPod

 

Com tanta coisa boa acontecendo na Apple, Steve Jobs revolucionaria o mercado com os famosos iPod’s. Um player portátil de áudio e vídeo que se tornou febre em vários países. O iPod conquistou o público por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade. Assim a Apple começou a atuar no mercado musical, o programa  iTunes chegou dois anos depois e passou a ser o par do iPod, uma loja virtual para a compra de músicas pela internet de forma legal e barata.

O MacBook

Em 2006 o mercado abriu as portas para o MacBook, um laptop moderno que trouxe consigo o novo processador Intel (O PowerPC foi abandonado), deixando o preço mais acessível e o melhorde tudo, velocidade de processamento superior.

 

Apple - MacBook

MacBook hoje em dia


 

 

O iPhone

Estamos em 2007 e com a Apple ramificada além de seu mercado, atinge agora o setor de telecomunicações com um novo produto – o iPhone. O iPhone é um Smartphone construído com a tecnologia da maçã, com funções de multitouch, filmadora, acesso a internet e muito mais. Seu sistema operacional é conhecido como iOS, um dos aparelhos móveis mais cobiçados do planeta.

 

iPhone

 

O iPad

Em 2010 um novo conceito de Tablet é lançado, o iPad – Um tablet com interface multitoque e funções inspiradas na navegação do iPhone, foi um estouro de vendas.

 

O iPad2

Nova versão - iPad2

 

Em 2011 chegou as lojas do mundo todo o seu sucessor  – o iPad 2, com design fino e elegante, sua navegação é surpreendente. Conta com Wi-Fi, Bluetooth, processador dual-core A5,  em um design leve e confortável. Estas são as características que fazem no iPad2 ser um sonho para muitos.
 


A maçã de Jobs

A empresa não enfrenta mais crises desde a volta de Steve, simplicidade e perfeição é a fómula que Steve sempre usou para conquistar seu público. Embora meio arrogante e considerado por muitos como insuportável, foi o responsável pela popularização do mouse e interface gráfica em computadores (Mesmo não sendo o criador), um gênio que ficará marcado na história da Apple.

 

Mac OS X - Lion

Mac OS X - Lion

 

Vale lembrar que ainda neste mês chegará ao mundo o seu novo sistema operacional (Mac OS X – Lion), que a própria empresa considera ser o sistema mais avançado do mundo!